10/09/2019

Comissão Julgadora de Aquiraz divulga resultado da seleção de Textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Comissão Julgadora de Aquiraz divulgou nesta terça- feira, dia 10 de setembro de 2019, o resultado da etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Os textos selecionados, nas categorias Memórias Literárias e Crônica, participarão da Etapa Estadual que está prevista para acontecer no período de 26 de setembro a 11 de outubro.

Para a análise e seleção dos textos, a Comissão Julgadora de Aquiraz analisou critérios como:

·         Adequação discursiva ao gênero;

·         Adequação linguística;

·         Marcas de autoria

·         Convenções da escrita

Na Etapa Estadual, a Secretaria Estadual de Educação organizará a Comissão Julgadora e enviará as produções que representarão o Estado do Ceará na Olimpíada. A etapa Nacional está prevista para 28 de novembro de 2019, e a premiação será dia 09 de dezembro, com a revelação dos 28 alunos vencedores e seus professores.

Em Aquiraz, foram 22 textos enviados pelas escolas, e a Comissão Julgadora Municipal ficou responsável por selecionar quatro textos sendo, duas Memórias literárias e duas Crônicas.

A seguir divulgamos os alunos, professores e respectivas escolas que tiveram seus trabalhos selecionados para a Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa:

GÊNERO

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

CRÔNICA

EMEF. ERNESTO GURGEL VALENTE

(Sede)

EMEF. JOÃO PIRES CARDOSO

(Camará)

EMEF. ERNESTO GURGEL VALENTE

(Sede)

EMEF. JOÃO JAIME GADELHA (Aroeira)

TÍTULO

Amália mãe de todos

Memória do coração

O índio e a senhora Lica

O lugar onde vivo

ALUNO(A)

CLARA AMALIA FERREIRA DA SILVA

ANA DEISE DA SILVA SOUSA

GISELLE DA SILVA MATIAS

MARIA NAIARA DA SILVA LIMA

PROFESSOR(A)

Cleane da Silva dos Santos

Maria Virgilio Ferreira Maia

Glória de Lourdes Viana Correia

Margarida Maria Mendes dos Santos

Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções da 6ª Edição 2019 é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.

Fonte: escrevendoofuturo.org.br, Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz.

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, parabeniza os alunos, professores e escolas que participaram desse concurso. Todas as redações apresentaram a valorização das riquezas culturais do nosso município. Desejamos boa sorte na próxima etapa.

Mais informações:

Coordenação Pedagógica