17/11/2019

Expedição do Saber 2019 contagiou mais de 800 alunos

A Secretaria de Educação de Aquiraz realizará culminância do Projeto Expedição do Saber, em cerimônia a se realizar no dia 23 de novembro de 2019, às 08 horas, na quadra da escola EMEF. Laís Sidrim Targino.

A Expedição do Saber 2019, foi realizada em 16 escolas públicas municipais, contou com a participação de 872 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Aquiraz.

O evento promoveu aulões realizados aos sábados, onde os alunos eram desafiados a resolver exercícios de português e matemática com atividades lúdicas e brincadeiras.

As professoras Iracema Maia (Português), Valdenir Procópio (Matemática), Iranildes Martins (Português), Eleilson Barbosa e Nilton Inácio, técnicos da Secretaria de Educação e professores responsáveis pelas formações pedagógicas, fizeram revisão de conteúdos e trabalharam os descritores críticos  de Matemática e Língua Portuguesa com os estudantes.

A Expedição do Saber, em sua 3ª edição, teve por objetivo principal, fomentar atividades extras visando melhorar a qualidade da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 9º ano da Rede Municipal de Aquiraz, tendo como foco os descritores.

Sobre os “Descritores”

Os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir – estas unidades são denominadas "descritores".

Os descritores traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens de diferentes disciplinas.

Como exemplo podemos citar alguns descritores de língua portuguesa que avaliam as habilidades dos alunos do 9º ano do ensino fundamental:

Procedimentos de Leitura

D1 Localizar informações explícitas em um texto
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Identificar o tema de um texto
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto:

D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Fonte: Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação de Aquiraz; Portal INEP; Nova escola.

Para visualizar as fotos dos aulões SPAECE 2019, clique aqui!

Para mais informações:

(85) 4062- 8090